top of page

PROCESSO DE TRABALHO CUIDAR: RAZÃO DE EXISTIR DA ENFERMAGEM


Esta semana estamos finalizando a discussão sobre os processos de trabalho do enfermeiro, sendo o último, o processo de trabalho - CUIDAR. Trata-se de um processo de trabalho de grande significado para a Enfermagem, pois os diferentes profissionais que compõem essa categoria profissional, têm a responsabilidade do cuidado em sua missão profissional.


Todos os profissionais de Enfermagem já foram apresentados ao conceito: “A Enfermagem é a ciência e a arte de cuidar”. Podemos iniciar nossa discussão sobre esse processo de trabalho analisando a essência desta frase, pois trata-se de uma profissão que, acima de tudo, cuida com embasamento teórico científico sempre, mas cuidar com empatia, acolhimento, reconhecendo o ser humano em todas as suas necessidades, seja ela física, psicológica, social e espiritual é realmente uma arte, desenvolvida somente em profissionais humanos, honestos, éticos, empáticos, pacientes, cordiais, respeitosos, seguros e comprometidos com o ser humano e com a Enfermagem.


De acordo com a Dra. Maria Cristina Sanna, o processo de trabalho cuidar ou assistir em Enfermagem tem como objeto, o cuidado aos indivíduos e seus familiares, os agentes desse cuidado autorizados legalmente a praticá-lo são o enfermeiro, o técnico e o auxiliar de enfermagem com a finalidade de promover, manter e recuperar a saúde, por meio de instrumento e métodos de trabalho de acordo com a complexidade do cuidado, sendo a sistematização da assistência, procedimentos e técnicas de enfermagem o método adotado. Diante deste estudo, cabe uma outra reflexão referente a esse processo de trabalho: O enfermeiro atua diretamente no cuidado de enfermagem?


O enfermeiro é formado para planejar e supervisionar a assistência de enfermagem com qualidade, mas, o que muitos profissionais ignoram é que o enfermeiro também é formado e preparado para o assistir em enfermagem, ou seja, esse profissional tem fundamentação teórica científica para prestar o cuidado de enfermagem com qualidade, fazer junto com a equipe de técnicos e auxiliares, ensinar como cuida, supervisionar a assistência de enfermagem na cabeceira do leito e realmente fazer parte da equipe.


Na publicação anterior falamos sobre o processo de trabalho – GERENCIAR para um CUIDAR de qualidade. Esta semana completamos – o enfermeiro necessita desenvolver competência técnica, ou seja, saber cuidar na sua unidade de trabalho para que seja possível gerenciar essa unidade de trabalho. E ainda, o ASSISTIR EM ENFERMAGEM tem autonomia, portanto independe de outra profissão para acontecer. Deixe seus comentários sobre as reflexões apontadas nesse texto.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page