February 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

OS DESAFIOS DO MERCADO DE TRABALHO PARA O RECÉM-FORMADO DE ENFERMAGEM

May 20, 2018

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM

 

Hoje vamos falar sobre a HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM mas, durante um processo de atendimento/internação nos serviços de saúde espera-se a humanização do atendimento da equipe de saúde, o que incluí todos os profissionais de saúde deste serviço. Então, porque destacar a humanização do cuidado de enfermagem? Parece repetitivo, mas a Enfermagem está presente 24 horas/dia nos serviços de saúde e corresponde a 70% da equipe de saúde, atendendo o ser humano em todas as suas Necessidades Humanas Básicas (NHBs), por isso discutimos tanto sobre esse tema na Enfermagem.

 

Destaca-se que humanização é o modo humano de ser, portanto é tudo que desperta o sentimento de solidariedade humana; é dissolver as fricções e atritos. É preciso tolerância, benevolência, compreensão e respeito mútuo para um ambiente humanizado.

 

Assim, conclui-se que a humanização depende 100% da atitude profissional, da preocupação com o outro, da satisfação em fazer o que gosta, da capacidade desse profissional em se colocar no lugar do outro, por isso trata-se de uma temática complexa do ponto de vista prático. O profissional não pode ser considerado humanizado somente pelo seu conhecimento, mas sim, a forma o qual ele usa esse saber. A humanização do atendimento requer mudanças de valores, comportamento, conceitos e práticas, exigindo dos profissionais um reposicionamento nos atendimentos dos clientes.

 

Então vamos focar nos profissionais de Enfermagem, pois esses profissionais podem fazer a diferença no atendimento humanizado dentro dos serviços de saúde, principalmente no processo de hospitalização. A melhor forma para compreendermos a humanização da assistência é conversando com um indivíduo que passou por um processo de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por exemplo; conversando com uma mãe/filho que acompanhou o processo de internação de um familiar. Será que nossas atitudes também podem amenizar o sofrimento dessas pessoas, suas angústias, inseguranças e medos do processo de internação?

 

Sim, claro que sim! A atitude profissional que demonstra preocupação com o bem-estar do outro, respeito, segurança, preservação da intimidade de cada um, amor pelo ser humano, satisfação/amor no que faz, pode tornar o processo de internação menos traumático e humanizado.

 

Historicamente, a Enfermagem é reconhecida como uma profissão humanitária, mas com o crescente avanço tecnológico, o sistema de divisão de trabalho com base na especialização, na burocracia, tem-se vivenciado um distanciamento da Enfermagem com os pacientes nos serviços de saúde, inclusive no ambiente hospitalar. Portanto, um ambiente humanizado só é possível com investimento em "pessoas", é preciso profissionais qualificados, treinados, com inteligência emocional para as intercorrências diárias, satisfeitos profissionalmente e acima de tudo, que gostem de GENTE, DE CUIDAR DE GENTE!

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© E-NURSING CURSOS PARA ENFERMAGEM - 2017