top of page

INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM: PARTE II


Este post está destinado aos estudantes de enfermagem e enfermeiros que já pensaram ou ainda pensam em ter alguma experiência profissional em outro país. Está dividido em duas partes: a primeira mostramos como essa experiência pode fazer diferença na formação profissional do enfermeiro. Hoje abordaremos cinco aspectos importantes no planejamento dessa empreitada.

1.Defina seu objetivo

Para esse primeiro aspecto é sempre bom se fazer algumas perguntas: Você quer aprender o idioma apenas? Você quer estudar numa universidade que te proporcione um estágio profissional ou se você estudar apenas disciplinas teóricas será o suficiente? As opções podem estar relacionadas com cada estudante ou profissional. Por isso, é importante deixar bem claro para você mesmo o que você quer fazer, para escolher quanto tempo você pode ou precisa ficar, quais serão suas propostas de destino e universidade e, claro, saber o quanto você vai gastar.

2.Tempo de duração

Se você já sabe qual será seu objetivo no programa de intercâmbio, chegou o momento de escolher quanto tempo irá ficar fora do país. Lógico, que esse tempo vai depender de quanto você pode desembolsar para realizar essa aventura. Por isso, colocamos aqui algumas opções de programa: Curso de idiomas para carreira na área da Enfermagem, Curso preparatório para IELTS/TOEFL, Intercâmbio Profissional. Veja nos links abaixo algumas opções de Programas voltados para Enfermagem e Inglês Acadêmico.

3.Destino

Essa é uma etapa importante. Para isso precisa se perguntar? Esse destino possui atividades e passeios que você gosta? O intercâmbio não deve ser pensado apenas para estudo, mas também para atividades culturais, esportes e lazer. Portanto, se você não gosta de praia, talvez a Austrália não seja uma boa opção. Se prefere áreas mais urbanas e selvas de pedra, poderá escolher Nova York. Outras perguntas são: qual o lugar que melhor se adequa ao seu orçamento? Gosta do clima local? Pretende conciliar trabalho?

4. Proficiência no idioma estrangeiro

Esse é um aspecto muuuuuito importante. Como sabemos a comunicação é um instrumento básico para qualquer profissão, e para você se relacionar bem com tudo e com todos, o seu nível na língua estrangeira deverá ser considerado. Não há uma regra para isso, mas é recomendado que você tenha o conhecimento intermediário do idioma antes de viajar. De qualquer forma, é importante você estudar o idioma local por um tempinho, assim vai ajudar a ter menos apuros. Muitas universidades exigem testes de proficiência para entrar em qualquer programa de mobilidade estudantil, por isso, não esqueça de verificar essa exigência antes de decidir o local.

5. Visto e outros documentos

Dependendo do destino e do tipo de curso que você pretende fazer será necessário a emissão do visto do país escolhido. Você poderá pedir ajuda a algumas agências especializadas em passaportes e vistos. Se a universidade em que você estuda oferecer programas de intercâmbio profissional, provavelmente ela terá uma espécie de “International Office”, que dará todo o suporte necessário para a preparação dos documentos necessários, principalmente, no que diz respeito aos documentos acadêmicos (planos de estudos, seguros saúde, declarações das universidades), se o seu objetivo for um programa de mobilidade estudantil internacional inter-universidades.


E você, já pensou na possibilidade de estudo profissional no exterior? A universidade onde você estuda favorece esses tipos de programas? Nos conte sua experiência.


Links sugeridos:

Para quem tem interesse e disponibilidade para as férias de julho em 2019 de fazer um intercâmbio no Canadá, poderá consultar o link:

https://www.intercambiobrazilnetwork.com/ingles-enfermagem


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page