top of page

GERENCIAR: A QUALIDADE DO CUIDADO DE ENFERMAGEM DEPENDE DESTE PROCESSO DE TRABALHO


Essa semana falaremos do processo de trabalho – GERENCIAR. Consideramos esse processo de trabalho tão importante quanto o “CUIDAR”, tema da próxima semana, portanto a primeira reflexão a fazer diz respeito a desmistificação desse processo de trabalho. E qual seria?

A atuação desse processo de trabalho independe do nível hierárquico o qual está inserido o enfermeiro: operacional, tático ou estratégico, ou seja, o enfermeiro assistencial também atua no processo de trabalho gerenciar, portanto necessita desenvolver competências para essa atuação, desde o processo de formação, já na Graduação, pois não há cuidado possível se não houver a coordenação do processo de trabalho cuidar em Enfermagem.

De acordo com a Dra. Maria Cristina Sanna, o processo de trabalho gerenciar/administrar em Enfermagem tem como objeto, os agentes do cuidado e os recursos empregados no cuidar em Enfermagem, sendo o agente para essa atuação somente o enfermeiro, o qual trata-se do único profissional de Enfermagem que domina os métodos empregados nesse processo: o planejamento, a tomada de decisão, a supervisão e auditoria.

Diante desta afirmativa, o enfermeiro necessita se apropriar deste processo de trabalho com segurança e autonomia, independente de seu ambiente de trabalho na área da saúde do adulto, da mulher, da criança ou do idoso. Somos sim, uma profissão que desenvolve o cuidado em saúde e a gestão também cuida, mas emprega métodos com o objetivo de uma assistência contínua, com qualidade.

Na realidade atual, muitos enfermeiros estão sendo formados sem embasamento teórico mínimo sobre gestão, o que refletirá de forma intensiva no cuidado de enfermagem, seja no setor público ou privado, pois o enfermeiro enquanto líder de uma unidade necessita de embasamento teórico para gestão dos recursos físicos, materiais, humanos e até financeiros, só assim será capaz de prover condições para o cuidado se efetivar com eficiência e eficácia.

Todo enfermeiro deve gerenciar para uma assistência de enfermagem com qualidade!

Deixe seus comentários sobre a importância deste processo de trabalho no cuidado de enfermagem.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page