top of page

ENSINAR: como trilhar esse caminho na Enfermagem?



Dando continuidade a nossa série sobre os processos de trabalho em enfermagem, nesta semana apresentaremos o tema ENSINAR.


Muitos estudantes de enfermagem já durante a graduação visualiza a possibilidade de trabalhar no campo do ensino em enfermagem. Nesse processo de trabalho estão envolvidos dois agentes: o enfermeiro como professor de enfermagem e o estudante que tem como objetivo se tornar um profissional de enfermagem, seja na formação técnica ou em cursos de graduação. O propósito é a formação de novos profissionais de enfermagem ou aqueles, que já sendo profissionais, desejam continuar no desenvolvimento profissional.


Assim, você estudante de enfermagem, poderá planejar sua formação profissional pensando que poderá trabalhar como professor de enfermagem em escolas profissionalizantes, poderá ser convidado para oferecer cursos de atualização e até mesmo trilhar uma carreira acadêmica e se inserir nos cursos de graduação oferecidos pelas faculdades e universidades públicas ou privadas.


Qual o produto final desse processo de trabalho? Os auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, enfermeiros, especialistas, mestres e doutores em Enfermagem.


Percebe-se que os cursos profissionalizantes em enfermagem estão em expansão, alguns são considerados tradicionais como o do SENAC. Esse cenário oferece um campo de atuação promissor para o enfermeiro. Outro campo que tem crescido muito está relacionado com a formação de enfermeiros mestres e doutores, possibilitando a inclusão desse profissional em programas de extensão e pesquisa oferecidos pelas universidades.


Então, como planejar esse caminho?


Se você tem interesse em iniciar sua carreira docente em cursos profissionalizantes é indicado que procure um curso de especialização em licenciatura ou formação docente. Esses cursos oferecem ao enfermeiro elementos importantes que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, funcionamento do sistema educacional brasileiro e tecnologias aplicadas no ensino.


Mas, se você pretende seguir sua carreira como professor universitário, o investimento será um pouco maior, você terá que se inserir em programas de pós-graduação de mestrado e doutorado. Esses cursos além de oferecerem elementos para o processo de ensinar, envolve o enfermeiro no desenvolvimento de pesquisas, caracterizando um dos pilares do ensino superior.


E ai? Você já pensou em atuar nesse processo de trabalho?


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page