February 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

OS DESAFIOS DO MERCADO DE TRABALHO PARA O RECÉM-FORMADO DE ENFERMAGEM

May 20, 2018

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

A IMPORTÂNCIA DO TCC PARA A PESQUISA EM ENFERMAGEM

 

      De acordo com a Dra. Maria Cristina Sanna, o enfermeiro atua nos processos de trabalho gerenciar / admnistrar, cuidar/assistir, pesquisar, ensinar e participação política.

 

 

Trabalho de TCC como conclusão do Curso de Graduação em Enfermagem

publicado no periódico Journal of Nursing and Health (2018).

 

É importante que o enfermeiro/ estudante de Graduação em Enfermagem reflita que os processos de trabalho podem ou não serem executados concomitantemente, independente das áreas de atuação de cada enfermeiro.

 

Durante as próximas semanas estaremos discutindo sobre cada um deles, sendo o primeiro – PESQUISAR.

 

A atuação desse processo de trabalho possibilita descobrir novas e melhores formas de cuidar, administrar, ensinar e também pesquisar em Enfermagem, mas como o enfermeiro se prepara para atuar nesse processo de trabalho? Atualmente, no Brasil, todo estudante de Graduação e formação tecnológica deve realizar um trabalho científico ao final da graduação, em algumas universidades esse trabalho ocorre em grupo e recebe o nome de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), caso a universidade possibilite um trabalho individual, o mesmo trabalho recebe o nome de monografia. Em grupo ou individual, a proposta da realização de um trabalho científico tem objetivos muito claros, ou seja, a proposta é ensinar, incentivar, estimular a fazer pesquisa.

 

Na Enfermagem, o momento do TCC é acompanhado de um sentimento de medo, ansiedade, até mesmo rejeição e a incapacidade de entender como esse trabalho poderá contribuir na sua atuação profissional. Ao conhecer sobre os processos de trabalho do enfermeiro é possível compreender que o TCC, na maioria dos casos, é o primeiro contato desse estudante com a construção de uma pesquisa científica, ou seja, trata-se do primeiro passo para que esse estudante possa se interessar e, futuramente desenvolver pesquisa, sendo as pesquisas indispensáveis para o crescimento de qualquer profissão.

 

As enfermeiras, Érica Caroline da Silva e Stephanie Moraes Pafume conseguiram publicar o TCC no Journal of Nursing and Health (ago 2018), mesmo depois de formadas e relataram sua experiência para o nosso Blog.

 

 

Sobre como o TCC poderá auxiliar no processo de formação do enfermeiro, elas relataram:

Érica / Stephanie - O TCC para alguns é o primeiro contato com a produção de pesquisa, primeiro dá visão do quão difícil e trabalhoso é desenhar uma pesquisa com um método que seja apropriado para se atingir os objetivos propostos, mas acima disso desperta do enfermeiro a busca por conhecimentos em assuntos específicos e muitas vezes de interesse próprio que pode despertar alguns atributos que são essenciais ao enfermeiro como a criatividade, comunicação verbal, disciplina, entre outros, que garantem uma prática diferenciada.

 

Qual a motivação para submissão do TCC a uma publicação?

Érica / Stephanie – ... queremos contribuir para que a pesquisa científica se fortaleça cada vez mais e possa servir de fonte inspiradora e referencial para novas pesquisas.

 

Como a pesquisa pode interferir na prática da Enfermagem atual?

Érica / StephanieNovos conceitos e novas descobertas acontecem de forma muito rápida e acompanhar essas mudanças é crucial para que a Enfermagem consiga prover a assistência de modo seguro e com qualidade, para tanto devemos ser críticos e sempre que possível colaborar contribuindo com novas informações que sejam acuradas e, portanto, embasadas em conhecimento científico, pois a pesquisa é uma ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem que desenvolve e aprimora os conhecimentos do pesquisador sobre determinado assunto.

 

Com certeza, ainda temos muitos desafios frente as pesquisas na Enfermagem, mas sem dúvida, o TCC é o primeiro contato do estudante de Enfermagem com a pesquisa, diante disso, universidades e docentes também precisam possibilitar ao estudante essa conscientização e também o estudante precisa visualizar o TCC como ferramenta de aprendizado para pesquisa. 

 

E você? Qual foi sua experiência com o processo de trabalho pesquisar? Seu TCC contribuiu para o desenvolvimento dos processos de trabalho?

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© E-NURSING CURSOS PARA ENFERMAGEM - 2017