top of page

LIDERANÇA DO ENFERMEIRO X GERAÇÃO Z

O tema dessa semana é LIDERANÇA!! Inúmeras são as literaturas que abordam sobre essa temática e na Enfermagem não é diferente. Dentre as diferentes definições, acredito que o autor James Hunter, de o Monge o executivo, apresenta a definição mais completa: “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”.


Inicialmente, deverá ficar claro que liderança não é gerência e sim uma habilidade indispensável a todos enfermeiros com uma equipe sob a sua responsabilidade, independente do nível organizacional o qual está inserido – estratégico, tático ou operacional, ou seja, o enfermeiro que ocupa o cargo de diretor, gerente, coordenador/supervisor, enfermeiro assistencial, todos deverão exercer a liderança. Diante desta afirmação, quais os desafios atuais do enfermeiro ao exercer a liderança?


Sabe-se que o enfermeiro deverá desenvolver outras habilidades essenciais para que seja reconhecido enquanto líder, dentre elas podemos destacar a comunicação, capacidade de resolver conflitos, tomar decisões, trabalho em equipe, além de conhecimentos e atitudes específicas para a liderança, mas diante da definição de James Hunter, destacamos também a importância do caráter para o enfermeiro que terá uma equipe sob a sua responsabilidade, ou seja, o caráter e a maturidade desse profissional irá direcionar a resolução dos conflitos, a tomada de decisão mais coerente e justa, a imparcialidade nas decisões, entre outras ações. Portanto, a que se considerar que nem todos os enfermeiros serão capazes de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, simplesmente serão chefes.


As literaturas discutem também sobre os tipos de liderança, mas hoje gostaria de estimular a reflexão sobre a geração atual que já ocupam os ambientes de trabalho e que atualmente, formam as equipes nos ambientes de trabalho – a geração Z. Atualmente é possível termos uma equipe de enfermagem formada por profissionais da geração Baby boomers, X, Y e Z, e essa identificação poderá influenciar na liderança do enfermeiro.


A geração Y refere-se aos nascidos entre 1981 e 1994, trata-se da primeira geração que acessou a tecnologia desde a infância de forma prospera e confortável. São individualistas e demandam autonomia de pensamento e comportamento, valorizam mais as atividades pessoais do que as atividades sociais e laborais. Já a geração Z são os nascidos de 1995 a 2009, o qual jamais consultaram uma enciclopédia para fazer uma pesquisa. São inquietos, exigentes e sustentáveis, calculistas, práticos, imediatistas, tem poder de concentração menor do que gerações passadas. Não se habituam a hierarquia e só fazem alguma coisa se tiverem um propósito.


Será que essas características precisam ser reconhecidas pelo líder atual? Será que o enfermeiro conseguirá liderar uma equipe de diferentes gerações da mesma forma?


Habilidades como “dar feedback, processo de comunicação” que levam ao reconhecimento de um líder, que provocam a inspiração de confiança, enfim, a capacidade de influenciar pessoas para atingir objetivos comuns, será prejudicada caso o enfermeiro não consiga diferenciar as características das diferentes gerações presentes nos ambientes de saúde, formando as equipes atuais.



E você? O que pensa sobre esse assunto? O perfil da geração atual influencia os modelos de liderança nas organizações de saúde? Comente sobre sua prática atual.


Em breve, na E-NURSING CURSOS PARA ENFERMAGEM discutiremos mais sobre essa abordagem em nosso curso “LIDERANÇA EM ENFERMAGEM”, disponível no www.enursing.com.br








CXCCXCCX


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page