February 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

OS DESAFIOS DO MERCADO DE TRABALHO PARA O RECÉM-FORMADO DE ENFERMAGEM

May 20, 2018

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

GASOMETRIA ARTERIAL: DA COLETA À INTERPRETAÇÃO – O QUE O ENFERMEIRO PRECISA SABER.

 

Pode o enfermeiro realizar a coleta da gasometria arterial? Essa é, ainda, uma dúvida frequente entre muitos profissionais de enfermagem.

A realização desse procedimento para exames laboratoriais de rotina não é atribuição exclusiva do profissional Enfermeiro, mas é um procedimento que exige maior complexidade técnica, além de conhecimento de base científica. Por isso, podemos dizer que o enfermeiro tem, além da competência técnica, a competência legal; que está determinado indiretamente através da Lei 7.498/86, que dispõe sobre o Exercício da Enfermagem, descrita a seguir:

 

Lei 7.498/86- Art. 11: O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe:

1 Privativamente: (…)

i) Cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida; (...)

m) Cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimento de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.

 

Para não ter dúvidas sobre a realização do procedimento pelo enfermeiro, o COFEN publicou a Resolução Nº 390/2011, que normatiza a execução, pelo enfermeiro, da punção arterial tanto para fins de gasometria como para monitorização de pressão arterial invasiva. Assim, essa resolução determina:

 

Art. 1º No âmbito da equipe de Enfermagem, a punção arterial tanto para fins de gasometria como para monitorização da pressão arterial invasiva é um procedimento privativas do Enfermeiro observadas às disposições legais da profissão.

Parágrafo único - O Enfermeiro deverá estar dotado dos conhecimentos, competências e habilidades que garantam rigor técnico-científico ao procedimento, atentando para a capacitação contínua necessária à sua realização.

Art. 2º O procedimento a que se refere o artigo anterior deve ser executado no contexto do Processo de Enfermagem, atendendo-se as determinações da Resolução COFEN nº 358/2009.

 

O exame de gasometria arterial fornece informações importantes sobre o estado do paciente e, com isso, facilita o processo de trabalho assistencial prestado aos pacientes sob o cuidado de enfermagem. Pensando nisso e na complexidade dessa atividade é que a E-NURSING CURSOS PARA ENFERMAGEM convida a todos para o curso GASOMETRIA ARTERIAL: DA COLETA À INTERPRETAÇÃO.

 

Você pode conferir este curso no link abaixo:

http://e-nursing.eadbox.com/courses/gasometria-arterial-da-coleta-a-interpretacao

 

Bons estudos e bom aprendizado!!!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© E-NURSING CURSOS PARA ENFERMAGEM - 2017