February 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

OS DESAFIOS DO MERCADO DE TRABALHO PARA O RECÉM-FORMADO DE ENFERMAGEM

May 20, 2018

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Enfermagem Offshore e Aquaviária, você conhece esta especialidade?

 

Bem, esta especialização foi reconhecida pelo COFEN em 2011 com a resolução 389/2011, sendo a 44ª especialidade na Enfermagem. Mas, é importante esclarecer que a atuação do Enfermeiro Offshore é um pouco diferente do Enfermeiro Aquaviário. Vejamos então:

 

A Enfermagem Offshore está voltada para a assistência aplicada no campo da exploração e produção de petróleo e gás natural no mar, ou seja, o enfermeiro exerce suas atividades laborais em plataformas de petróleo. Por isso, o nome offshore, que vem do inglês e significa “afastado da costa” marítima. Nessa área as atribuições da enfermagem consistem na promoção da saúde do trabalhador, prevenção de acidentes e inspeções sanitárias em alto mar. Como esses ambientes podem apresentar acidentes importantes, o enfermeiro offshore, deverá ter conhecimento sobre atendimento de emergência e urgência. Esses profissionais são contratados de acordo com a CLT e seus turnos de trabalho são no esquema de 14x14: 14 dias embarcados e 14 dias de folga.

 

A Enfermagem Aquaviária, que atua em transatlânticos, navios de resgate e navios da Marinha Mercante, tem como atividades zelar pela saúde dos passageiros e tripulantes, atuar em ocorrências, organizar e controlar materiais, medicamentos e equipamentos a bordo de embarcações. Assim como, realizar inspeções sanitárias e prestar atendimento no ambulatório. Nesse tipo de trabalho, o enfermeiro deve ficar embarcado e o trabalho é diário até o término do contrato de trabalho, que dura em torno de 120 dias. Esses profissionais são subordinados às normas estabelecidas pela Marinha Brasileira, tendo que utilizar os uniformes próprios da Marinha Mercante.

 

Pessoal, se você tem interesse em se especializar nessa área, prepare-se, pois além de você saber falar inglês e outro idioma, ter conhecimento em Enfermagem do Trabalho e Enfermagem Urgência e Emergência, deverá se preocupar em fazer alguns cursos mais específicos para a área como: Curso Básico de Segurança em Plataforma (Enfermeiro Offshore) e Curso de Formação de Aquaviário (Enfermeiro Aquaviário).

 

Sem dúvida essa especialidade possibilita enfermeiros vivenciar diferentes culturas e idiomas, favorecendo uma experiência não somente profissional, mas também pessoal.

 

E aí? Já pensou em seguir essa especialidade? O mercado é bom, pois há uma carência de enfermeiros com essas exigências. Se você é estudante, poderá trilhar um caminho buscando este objetivo e quando chegar a hora estará preparado!

 

Segue abaixo os links de empresas que recrutam pessoal para trabalho offshore:

http://www.grupovalemar.com/

http://www.portsideagencia.com.br/

http://www.infinitybrazil.com.br/

 

Abaixo o link da Enfermagem Revista, do COREN, falando sobre essa inusitada área de trabalho do enfermeiro:

http://portal.coren-sp.gov.br/sites/default/files/06-offshore%20e%20aquavi%C3%A1rios.pdf

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© E-NURSING CURSOS PARA ENFERMAGEM - 2017